"Bem vindos ao nosso humilde covil, forasteiros. Esperamos que se sintam a vontade e participem conosco sempre. Blog destinado á divulgar campanhas de RPG de mesa on-chat, além de notícias e informativos sobre este mundo RPGístico. Saudações e sintam-se em casa!"



sábado, 24 de abril de 2010

Entrevista com o Vampiro: A estréia

Bom pessoal... é com imensa honra que começa hoje a seção "entrevista com o vampiro", ao qual pretendemos na média de uma vez ao mês, entrevistar pessoas do meio do RPG que possuem projetos ou qualquer tipo de material que seja sério e comprometido com o bom, velho e Tradicional RPG.
Para começar dois seres fenômenais que conheço a algum tempinho, e me orgulho muito de tê-los como precursores desta seção.

Andrey Luiz e Rubens Paiva, mais conhecidos como Elfo e Arcanios, Os criadores do Projeto Alchemia. Um sistema que tem feito muito sucesso nos RPG's de mesa e on-chat.


Vampiro: Bem caras... começando do começo! Era uma vez... e BUM. Surgiu Alchemia?!
O que é o Projeto Alchemia para que as pessoas entendam?

Elfo: Bom, Alchemia no início nem era Alchemia, a idéia partiu de mim ainda no programa IRPG chat, onde eu tinha me cansado de entrar em salas em que os sistemas eram complexos demais ou simplesmente horríveis de se jogar, daí eu resolvi criar um sistema próprio. Eu tinha em mente fazer algo simples, mas que fosse bem legal de se jogar, um sistema rápido para se jogar pela internet. A partir daí, criei uns npcs e fui acrescentando linha por linha das idéias que me vinham na cabeça...
Fiz um esboço de um sistema de RPG, mas faltava um nome, comecei a pensar, derrepente me veio uns nomes na cabeça, e foi quando surgiu Alchemia. Empolgado com a idéia, dei prosseguimento e fui acrescentando coisas e coisas no sistema, até que o Rubens entrou comigo e me ajudou quando eu lancei a primeira versão do Alchemia RPG em manual PDF.
Era uma droga, o visual era simplesmente péssimo, havia poucas classes e pouquíssimos poderes especiais.

Arcanios: A idéia partiu do elfo, acho que ao fim de uma sessão, depois de conversamos pelo msn, ele tinha falado que estava cansado de sistemas complicados, difíceis. A idéia partiu dele, que veio com um esqueleto base, e apresentou o alchemia pra mim, e topei iniciar este projeto com ele.

Elfo: Dando tempo ao tempo, as coisas começaram a melhorar, foram surgindo idéias e mais idéias e fomos crescendo aos poucos.

Vampiro: E as dificuldades iniciais?

Arcanios: Concordo o inicio foi ruim, trabalhamos com afinco, acho que na época elfo não trabalhava, e eu tinha mais tempo na net, mesmo não tendo pc em casa. (isso mesmo, eu ia pra lan, pra ajudar o elfo no alchemia, pouco, mas ia!)

Elfo: Bem lembrado, tudo isso aí com o Rubens sem internet, indo pra lan house me ajudar.

Arcanios: Com o tempo, o sistema veio criando sua carne...a medida de experiências, teste em mesas de rpg, e etc...

Vampiro: Qual é o alvo do sistema Alchemia?

Arcanios: Como diz em sua capa, Alchemia é um projeto sem fins lucrativos, voltado para diversão. O projeto visa os iniciantes de RPG, e os mais velhos, em troca de um sistema simples e fácil, mas com muita diversão e interpretação, mesmo sendo simples, preenche cada tópico de um RPG.
É interessante ressaltar, que o alchemia cabe como uma luva pra um sistema pela internet, mas, também dá pra jogar em mesa, só que fica um pouco mais complicado, a idéia principal dele, foi pegar os internautas de RPG.

Vampiro: Elfo, em poucas palavras, defina o Projeto Alchemia!

Elfo: Com minhas palavras, o que eu defino como O projeto Alchemia?
Alchemia é exatamente isso aí que o Rubens afirmou, um projeto sem fins lucrativos, voltado pra jogadores iniciantes principalmente, mas também pra pessoas que curtem um material diferente, novidades. A base do projeto é fazer um sistema atrativo, simples e rápido pra se jogar pela internet, e de forma agradável pra se jogar na vida real também.

Vampiro: Bom, falem um pouco sobre os manuais...

Elfo: Agora, com o Manual que especifica algumas especializações e Classes, os horizontes se expandem, os jogadores podem ser todos eles Guerreiros se quiserem, e todos eles podem seguir caminhos diferentes, não serão guerreiros com exatamente as mesmas habilidades, um deles pode se tornar Cavaleiro, o outro pode se tornar um Clérigo, e por ai vai.

Vampiro: Qual a maior dificuldade pra lançar o primeiro manual?

Arcanios: A dificuldade pra lançar o manual foi seu término, ao término do manual, já não tinhamos o mesmo tempo de antes, elfo trabalhando, eu estudando, e o manual conseguia evoluir, mas lentamente. Demorou bem mais acredito do que sua estrutura inicial.
Como dito, visamos os jogadores da internet, e seria dfícil apresentar o manual e "TCHARAM"!eles gostarem e começarem a baixar. Começamos a jogar Alchemia RPG, apresentamos pros jogadores, estimulamos a eles a avisarem os amigos, propagamos o blog da taverna... Eu frequentemente, entrava em cada sala do iRPG chat com um textozinho sobre o Alchemia... Colava lá e saia, pro mestre não me mutar ou expulsar...
Fiz isso no RRPG Firecast..
Procurei blogs e sites, pra tornarem-se seguidores da gente...
Até não pra lançar, mas pra fazer com que os jogadores se interessasem e baixassem!

Vampiro: Eu acho que você fez isso em uma sala minha do iRPG...

Vampiro e Elfo: (Risos)

Arcanios: Era + ou - assim... "Cansado de sistemas de RPG's complicados, quer algo simples, prático e divertido...Baixe o manual alchemia RPG..."
E começava a falar as qualidades dele...
Fazia isso toda noite...

Todos: (Risos)

Arcanios: Sim, ressalto que a parte central do Alchemia sempre foi com elfo... ele é mais velho (350 anos) sabe a mexer nessas coisas, idéias dava eu, e ele as aperfeiçoava..

Todos: (Risos)

Elfo: Bem, depois de lançado, como agente vai fazer pra divulgar o nosso manual "pensei" , realmente foi difícil cara, não vou negar, a primeira versão nem chegou a sair pra download, agente pretendia lançar de verdade a primeira versão que era totalmente em preto e branco, a capa era horrível, até que alguns outros manuais de rpg foram lançados na mesma época, foi quando eu tive a grande idéia de reformular o layout do manual, corri pra colocar uma capa colorida e que fosse bem legal, editei aqui e ali, mas não ficou legal, tive que re-fazer todo o manual em uma outra base, tudo do zero, e nisso ele foi ficando com mais coisas, e aprimorado, até que saiu de verdade a primeira versão. A divulgação começou a ser feita em um programa pra se jogar RPG pela internet, mas no início não fez muito sucesso, eu criei uma mesa e comecei a narrar, chamando gente pra jogar, assim eles tinham que baixar o manual pra poder ver o sistema, assim começou a divulgação, foi bem demorada, quase não tínhamos downloads do manual, isso nos deixava bem tristes claro. Até que eu resolvi usar o blog... (Acessem: http://www.tavernadoelfo.blogspot.com/ *Risos*) pra publicar o manual e o log com um resumo das nossas sessões de rpg, conforme o blog cresceu, o sistema foi se expandindo até chegar no que é hoje.

Vampiro: Vocês já pensaram em publicar o manual Alchemia por alguma editora?

Elfo: Sim, sem dúvidas, já procurei me informar sobre o assunto mas dei de cara com uma parede imensa. Descobri que pra fazer esse tipo de coisa se precisa ter a autorização dos desenhos pra fazer os devidos registros das imagens em nosso nome, mas como os desenhos não são nossos, não é permitido o registro deles.
O Rubens (Arcânio) já tentou enviar um exemplar pra uma editora (no qual nao vou citar o nome) mas eles nem fizeram questão.

Arcanios: CLARO QUE PENSAMOS! só que é difícil essas editoras olharem para um material amador, pois existem muitos no mercado... além dos desenhos, que precisam de papelada e blá... blá... blá...
Mas...vou tentar denovo... Vamos conseguir né elfão!

Todos: (Risos)

Vampiro: Qual a maior recompensa em ver um trabalho "amador" (no sentido de vocês não serem profissionais em layouts e edição) num estágio tão bom e completo quanto se encontra a última edição do Manual Alchemia, o Manual de Classes?


Arcanios: É uma satisfação sem tamanho, ao entrar numa mesa de rpg, e ver mesas Alchemias criadas, jogadores jogando, elogiando, dando criticas...
Teve até um jogador que nos contatou por msn, que disse que imprimiu o manual e jogava com os amigos em um jogo de mesa... Foi muito bom saber disso, ele ajudou muito na criação dando opinões pra gente.
Além de ser um divertimento pra nós mesmos jogar nosso sistema.

Elfo: A nossa maior recompensa é ver que o nosso trabalho conseguiu trazer um pouco de diversidade e criatividade para esse hobby espetacular que é o rpg. Você não imagina como é bom alguém vir falando com você sobre o sistema que você mesmo criou, dando opiniões, participando, e gostando, sem dúvidas essa é a maior recompensa.

Vampiro: Falando um pouco do Blog agora (que é sucesso total, aliás, nossa parceria ocorreu por lá... XD), de onde surgiu a idéia de postar sobre as aventuras lá? e vocês imaginaram algum dia o tamanho sucesso que faria com mais de 21.000 acessos?

Arcanios: No inicio não imaginamos muito, até achamos que "isso vai ser fichicha" comparado ao que vai vim. O blog crescia só com nos dois, a contagem estava errada, e era poucas pessoas que passavam por lá, a idéia de publicação foi do elfo, via-se em poucos blogs, e começamos a publicar a aventura para recordar as horas da sessão.Boas horas de divertimento e graça... muitas gargalhadas... Eu ainda acho, que 21.000 ainda é pouco, vejo blogs com muito, mas, muito mais que isso, e usuários online também, mas, nosso projeto é sempre crescer, e sem dúvida chegaremos lá.

Elfo: A idéia surgiu em meiados de julho de 2008, quando, jogando rpg online em uma mesa, ví que um amigo tinha um blog onde ele postava um mini-resumo das aventuras dele, achei aquilo muito interessante e resolvi falar com ele, pedi autorização para criar algo parecido e ele aceitou. Daí surgiu a Casa do Elfo, um primeiro blog onde eu postava meus logs de aventuras, era bem pequeno, nem tinha contador de acessos nem nada, mas era uma satisfação criar uma coisa nova, com o tempo fui desenvolvendo algumas habilidades com html (que hoje é o básico pra se programar um site, nem sei tanto sobre programação de sites), e surgiu a Taverna do Elfo (que hoje é também do Arcanios). O blog no início não fazia sucesso algum, com o tempo começamos a implementar downloads, materiais de rpg e os logs das nossas aventuras, é sempre bom ter gravado tudo o que ocorreu em um jogo para admirar e rir muito depois. O Blog chegou a ficar parado muito tempo, e derrepente voltamos com tudo e ele ficou sempre atualizado, as parcerias ajudaram muito no crescimento e chegamos hoje em mais esta etapa, visando crescer mais ainda.

Arcanios: Pra quem começou com um lápis na mão e um papel, hoje, graças a Deus e nossos esforços chegamos longe. Imagino quantas pessoas começam as coisas e param no meio, sem continuar nem nada, sem motivação.

Vampiro: Mas agora que este exemplo de vocês seja inspirador para nunca desistirem.

Vampiro: Bom pessoal, e para encerrar, as considerações Finais:

Arcanios: Procuramos um desenhista, um escritor, um pensador de idéias, jogadores do alchemia, seguidores do blog, e muito, muito mais fãs...

Todos: (Risos)

Elfo: Como falamos antes, queremos montar uma equipe, gostaríamos de pessoas que se interessem em rpg do estilo Alchemia pra ajudar no crescimento do sistema, e também ajuda de webdesigners, desenhistas, ajuda com materiais e outros. Os interessados podem entrar em contato conosco através dos e-mails: andy_kakaroto@hotmail.com e rubens-tk@hotmail.com
visitem http://www.tavernadoelfo.blogspot.com/ e faça o download do seu manual já!
E o principal, divirta-se muito com o nosso bom e velho RPG.

Vampiro: Pessoal, sem palavras. Muito Obrigado mesmo por esta entrevista, inaugurando a seção entrevista com o vampiro.

Arcanios: Que maneiro!

Elfo: Nós é quem agradecemos vampiro, e só vou salientar que:
Locais de jogo: RRPG Firecast - Mesa: .:: Alchemia RPG ::.
Horários e dias: Sábados ás 19:00
Vagas: Só para espectadores (por enquanto).

Vampiro: Mais uma vez Muito obrigado Elfo e Arcanios, e fica aqui o convite para o pessoal conhecer o Alchemia. Todas as informações sobre o sistema e os jogos encomtram-se no Blog Taverna do Elfo e do Arcanios, pelo endereço: http://tavernadoelfo.blogspot.com/.

Muito Obrigado a todos os que leram este artigo e esperamos sua contribuição através de comentários!

Um forte Abraço

Vampiro!

10 comentários:

  1. Show de entrevista,adorei a iniciativa do blog^^

    como Jogador de Alchemia tenho k elogiar o sistema e os mestres, ate pq joguei com o Rubens mestrando e atualmente em outra mesa com o Andrey, ambos grandes mestres.

    Parabens para ambos os blogs pelas realizações.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Heicke.
    Realmente, o cenário alchemia deve ser reconhecido pela simplicidade e seriedade com o qual desenvolveu seu sistema.

    Mais uma vez obrigado por participar sempre.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Parabens...ótima entrevista ^^ \o

    ResponderExcluir
  4. AlyssonRPG..

    Só faltouperguntar como q se pronuncia Alchemia.. Num video q eu fiz, eu falei "Alchêmia" .. ou é "Alchemía" ?

    ResponderExcluir
  5. Alysson.... eu to acostumado com ingles e por vezes algo de japones tbm, então fico com Alchêmia, pois é o que mais se aproxima do Alchemist. Bom, seria a cargo dos próprios criadores nos tirarem a duvida, irei perguntar.

    ResponderExcluir
  6. Pois é...
    Assim que falar com o elfo e o Arcanos pergunto também... Nem tinha me ocorrido essa questão...
    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Então, a pronúncia correta é como o Alysson disse na vídeo aula dele, Alchêmia mesmo :D , soaria como algo parecido com "Alquêmia"

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela entrevista.
    Alchemia realmente é uma otima iniciativa de fazer um sistema simples, objetivo e sólido, como jogador desse cenário posso dizer que cada vez mais Alchemia evolui. Parabéns ao Elfo e Arcanios!!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  9. Sim, Alef. Temos que parabenizar a evolução de Alchemia, e já que acompanhamos os útimos passos que foram dados agora com os novos livros, somos quem mais podem o elojiar, afinal, estamos jogando man o/

    ResponderExcluir