"Bem vindos ao nosso humilde covil, forasteiros. Esperamos que se sintam a vontade e participem conosco sempre. Blog destinado á divulgar campanhas de RPG de mesa on-chat, além de notícias e informativos sobre este mundo RPGístico. Saudações e sintam-se em casa!"



quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Entrevista Com o Vampiro: Thay Narrador

Bom Pessoal... que nostalgia. Depois de larga data sem fazer as entrevistas, estamos de volta. muitos e muitos foram os pedidos de retorno deste quadro que não pudemos dizer "não". Esperamos poder manter o padrão que vinhamos tendo antes do nosso "BlackOut". Para isso só depende de nossa seriedade e respeito aos nossos acessantes. Desde já, obrigado a todos.

E para recomeçarmos, com ninguém mais, ninguém menos que uma pessoa um tanto polêmica. Criador do sistema Teia", um sistema que tem por finalidade revolucionar as mesas de RPG, contornando jogadores que só fazem festa ao inves de encarar nosso Hobby RPGístico como algo sério demonstrando que: A culpa é toda dos DM!
Com estas fortes palavras inicio a entrevista de hoje.

Vampiro: THAY, VOCÊ ESTÁ NO ENTREVISTA COM VAMPIRO! Bem vindo Thay, o digiescolhido 03... hahahaha...

Thay: Orbigado, mais Thay.narrador está bom, porque sou modesto...
Ambos: Risos

Vampiro: Para que todos entendam, o nick do Thay é digiescolhido03...

Ambos: Risos

Vampiro: Bom Thay, de larga data nos conhecemos, nem me lembro quando...Anos mesmo. Jogamos, confabulamos, criamos, trocamos idéias, discordamos, brigamos, ficamos amigos denovo a algum tempo já... e desde que minha velha memória se lembre, você já pensava no Projeto Teia" (ou originalmente Teia Project). Hoje, que esta idéia se tornou algo concreto, conte-nos exatamente, o que é o Projeto Teia"?

Thay: Antes, gostaria de agradecer a todos que estão ainda comigo. O Teia" começou como um pequeno grupo, depois que um antigo grupo de formadores de opniões, que hoje não tenho mais contato, chamado §indicato (isso explica porque ainda uso "/§\" antes dos meus nicks), esse grupo se reunia e iamos discutir RPG, desde sistemas, cenários, entre outras filosofias do RPG... (Tenso né?)...

Vampiro: Risos

Thay: Foi quando cheguei ao 2ic Beta na época, fiquei meio que observador, quando então entrei no iRPG como narrador, até porque depois que o 2ic Beta sumiu não sabia mais onde jogar (as outras plataformas eram péssimas), quando vi lá a oportunidade de abrir a Teia" que seria um grupo formador de opinião, para não deixarmos de toda forma os jogos onlines e em mesa se tornarem a sacanagem que vem acontecendo em muitos lugares, com o tempo essa proposta não veio juntando adeptos fervorosos, foi quando pensei em outra coisa, o que viria a ser o New Project Teia", um projeto responsável por 4 grandes objetivos, encontrados descritos por cima na sala do RRPG!

Vampiro: Bom, Agora fiquei curioso. O que vocês, do New project Teia, julgam a "sacanagem dos jogos online e em mesa" como citado acima?

Thay: Uma delas é banalização desses encontros, RPG tanto virtual (que essa de RPG via chat não é nova), imagine-se você e seu grupo podem até passar quinzenas para se encontrar, então acontesse de um jogador ou narrador acabar avacalhando com tudo, pelo simples ato de considerar sua diversão mais importante do que a dos outros, em resumo, qualquer atitude anti-jogo, tanto vindo de sistemas (que pelo incrivel que pareça, existe), por jogadores, mestres, ou cenários... entre outros meios que possam vim essas atitudes ou gerá-las.Mas entenda, não digo atitudes em específico, até porque se todos em uma mesa são assim, então essa é a maneira de eles se divertirem!

Vampiro: Meio confuso mas acho que entendi...

Ambos: Risos

Vampiro: Uma questão que me surgiu agora: como Fazem para "banalizar" ou excluir estas pessoas do ciclo de seu RPG? vocês só aceitam jogadores por indicação? ou existe tipo uma (Lista Negra) de jogadores encontrados pelos RPG's On-chat pela vida do Teia"?
             
Thay: A Organização Teia" é totalmente contra Kikis, Bans e outras formas de exclusão. Muitos podem achar que isso não é de nosso direito, mas se não fizermos alguem fará por nós, o que estou dizendo é que deixamos intrinseco o que realmente é O RPG, como no antigo manual do "D&Dzinho" da Grow dizia (quem tiver curiosidade, baixa ele e vocês talvez vejam o quão distante ou próximos estarão de jogar um Role Play "saudável"). A Organização acredita que não importa o que aconteça, a Culpa é do DM (na medida do possível). Jogadores são como ovelhas que devem ser pastorejadas, muitos não foram instruidos direito, outros estão em fazes "não-propícias" para começar a jogar, e são esses perdidos que o Teia" ajuda, nas plataformas por onde atuamos, existem salas de assitências, DM(narradores/mestres) realmente capacitados para lidar com o público, como também a fórmula que sempre digo para os narradores que me vem pedir conselhos, "Você é o Dungeom Master, se você não impõe respeito (não tirania, fique atento) em sua mesa, quem vai impor isso?"

Vampiro: Bem, complicada a situação, mas aqui te pergunto: Você também há de convir que existem jogadores que jogam RPG por não ter nada melhor a fazer. Que não dão a mínima para sistemas e afins. Que estão lá por conversinha e sei-eu-lá-o-quê. E nesse caso, em que o jogador só está afim de terminar com a campanha alheia mesmo? dai a culpa não seria do DM?

Thay: Acho que não Vamp, pois um Mestre deve conhecer seus jogadores, e se ele vê que a coisa não vai dar certo, mude a tática por enquanto, nem sempre o ânimo, como você disse, está a favor de uma extraordinária campanha, um dos métodos desenvolvido pelo Teia" foi a narrativa livre (NEL) disposta no final do 2ic beta e que muitos narradores passaram a utilizar sem mesmo saber de onde veio a ideia, isso em tese é exelente para jogadores assim, mas com o tempo se o narrador não tomar algumas providências acaba tornando os jogadores habituados a esse tipo de jogo.

Vampiro: Interessante, fale um pouco mais do NEL?

Thay: É um estilo muito usado, não possui horários certos, os jogadores e narradores jogam na hora que tiverem on e tal, e não é "necessariamente necessária" a presença do outro jogador que estava na última cena.

Vampiro: Hum entendi... semelhante ao vulgo "One-Shot"...

Thay: Claro que existem funções para que a história não se perca da crônica, como "Flash-Backs"...

Vampiro: Ou serem abduzidos...

Thay: ...Ou eles podem ser tirados de cena...

Vampiro: Ou serem abduzidos...

Thay: ... Ou sequestrados...

Vampiro: Ou serem abduzidos...

Thay: ...Ou seguirem rumos separados do jogador...

Vampiro: Ou serem abduzidos...

Thay: Ou simplesmente nada aconteceu, era só um pensamento do jogador...

Vampiro: Sim, ou podem ser abduzidos...

Thay: SIM ELE PODE SER ABDUZIDO VAMP...

Vampiro: (escuta a música do "Arquivo X")



Ambos: Gargalhadas...

Vampiro: Bom Thay, voltando da seção jogador chatonildo, o Teia" é um tema bastante polêmico. Com certeza vai dar muito o que falar ainda. Me diga onde o Teia" atua atualmente? você falou algo sobre uma mesa no sistema RRPG, o que tem lá? e blogs e fórums e etc? como disseminam esta idéia (do teia")?

Thay: Como você disse, esse tema é bastante polêmico e principalmente quando as pessoas acabam descobrindo que alguem ou algo estava responsável por certas atitudes que ela vem tomando. Hoje como Organização o Teia" possui sede no RRPG e no 2ic, entretando possuem membros no Taluko, RIPG (sem notícias), Orkut, Blog's, poderia até citar alguns afiliados do Teia" entretando tacho "anti-ético". Nesses diferentes lugares a Teia" se demonstra em partes de acordo com o genero dos jogadores, um exemplo, jogadores de fórum preferem narrativas longas e detalhistas, e isso é explorado por lá. no RRPG que possuímos a sede, a sala é apenas para registro e discussões ("Papo de Mestre"), já outra salas, são específicas para palestras, e outras para sub-organizações da Teia".

Vampiro: Interessante... interessante.... Se alguém tiver interesse em pedir ou participar de uma palestra sobre o teia", como faz? como vocês divulgam esses eventos?

Thay: O Teia" ele é bem sutil, a divulgação acontece apenas por meio da sede e de uma sala que de vez em quando fica online no RRPG, de lá o participanete precisa preencher dois requisitos, o primeiro é se associar o Teia", que ele pode fazer na sede, e depois é acessar o forum do "Shinobi ao Extremo", ir na seção Teia" Palestras, e postar uma pré-ficha com as notas de que palestras quer possuir vagas, horários e o básico de informações, então ele será avisado via e-mail ou via chat do acontecimento, quem serão os convidados, entre outros. A primeira palestra que o Teia" organizou foi em portas fechadas, em uma das reuniões do "New Project", que foi dirigida pelo Criador do Sistema Alchemia, o conhecido Elfo Ancião.. Não recebi comentarios ruins sobre aquele dia!( d=) vlW Elfo (Y)). Foi dai que partiu a ideia!

Vampiro: hehehehehe Grande Elfo. Já passou por esta poltrona da entrevista com o vampiro...

Ambos: Risos

Vampiro: Bom, sei que a equipe é grande, mas teria como divulgar quem participa deste projeto com você?

Thay: Hoje a sede no RRPG ainda não inaugurada, está com dois dispostos, que participam diretamente no New Project Teia", o Grande Scizornl e Fractius, porem possuem muitos mais integrandes da organização por lá, (vlW gente (Y)), no RRPG O Lobozero é um dos Projetistas e sempre está lá quando precisamos, Belia e Modesqui assumiram ressentimente como Líderes de Sub-organizações, (vlW os outros que já estão), os ADM da sede, estão incluídos Indomavel Chuck e o Barão Sullak, mas deveria também dizer os associados pois são eles que fazem esse ideal se espalhar... bem já disse muito...

Ambos: Risos

Vampiro: Bom Thay, acho que ja falou demais sobre o projeto secreto...

Ambos: Risos

Thay: Pensei que a entrevista era sobre mim... 

Thay: Risos...

Vampiro: Sim eu te menti pra descobrir tudo sobre o Teia", roubar sua idéia e criar o Aranha"...

Vampiro: "Riso Maléfico"

Ambos: Gargalhadas

Vampiro: Bom Thay, Agardeço muito mesmo a participação aqui na entrevista com o vampiro, sem palavras e do que precisar estamos aqui. O covil e casa nossa e estamos sempre abertos para novas idéias.

Thay: Agradeço a oportunidade de falar um pouco sobre o Teia". Sobre informações, podem me adicionar no Skype ou me seguir no Twitter que estarei a disposição para explicar onde, e como nos encontrar, outra coisa, vc pode acessar o 2ic ou o RRPG e procurar por salas como Teia", Senhores Deuses. Agradeço a todos que continuaram comigo! E que estão ai até hoje, são apenas a vocês e as parcerias que temos forças de seguir em frente. Obrigadão Vamp. Até.

Vampiro: Thay, mais uma vez obrigado. Bom pessoal, esperam que tenham gostado dessa figurassa em mais uma entrevista com o vampiro. Uma boa noite a todos e até a próxima!


*Contatos Thay.narrador:
Skype: Thay.Narrador
Twitter: @ThayNarrador
Site do Shinobi ao Extremo: http://mvpsistema.forumeiros.com
 

**Crédito da foto: sciencefictionbuzz.com

-> Se você gostaria de indicar alguém para ser entrevistado ou até mesmo ser entrevistado, entre em contato conosco pelo covildoanarquista@yahoo.com.br

3 comentários:

  1. KKKKKKK muito boa a entrevista vamp XP
    maa sério... não acho que a culpa seja dos DM's. você não pode dizer que a culpa é sempre dos DM. tipo, eu aprendi a jogar lendo os livros, mestrava para mi mesmo, e num tiv um DM pra me ensinar e mesmo assim me considero um bom player. tenho campnahas longas já. então acho massa bagarai essa idéia do teia mas só não curti dizer que a culpa é sempre dos DM's.
    falows.

    Sir. Uldrich Van Miselhauff III

    ResponderExcluir
  2. oi eu fui rrpge tava trancada a sala... qual pé a senha? queria me escrever nas paestra.

    ResponderExcluir
  3. (Sir. Uldrich Van Miselhauff III) Bem meu Senhor, quando eu disse "sempre do DM", porque essa é a visão que boa parte dos jogadores ruins acham, mais eles são ruins por alguma falha que tiveram com algum narrador, eu e vc sabemos de longe que há jogadores que acabam com o entusiasmo de muitos outros! vlW e vc não está errado em não curte a frase, pelo contrario ^^

    (Anônimo) Bem caso não consiga acessar pelo RRPG, acesse nosso forum { http://mvpsistema.forumeiros.com/ } se cadastre, e mande a post a pre-ficha, a sala recebe o titulo de • Teia" Palestra • ela sempre se matem aberta, mas nem sempre está com usuários on!! vlW (y), Thay.Narrador

    ResponderExcluir