"Bem vindos ao nosso humilde covil, forasteiros. Esperamos que se sintam a vontade e participem conosco sempre. Blog destinado á divulgar campanhas de RPG de mesa on-chat, além de notícias e informativos sobre este mundo RPGístico. Saudações e sintam-se em casa!"



domingo, 14 de novembro de 2010

Campanhas de RPG One-hot: Salvação ou ruina total das campanhas?

Olá Pessoal. Escrevo hoje sobre um tema que reflito um bocado e que disctuo seguido com alguns mais chegados. As campanhas "One-Shot". Seriam elas a salvação nos dias de hoje, em que as mesas resumem-se á modismos como "Narutos e Pokémons", que existem jogadores que são sedentos por entrar jogando, que não se importam com fichas e querem é jogar da forma mais rápida possível, ficando o mestre fadado a jogar com interpretações ruins e jogadores desinteressados se não ceder a este ponto, ou seriam os "One-Shots" a ruina total do RPG, acabando com as campanhas que duram anos do mesmo grupo, o bom e velho medieval com anões, druidas e elfos. ou ainda os vampiros com seus Sabbas, Assamitas e máscaras?


Para quem não conhece, campanha "One-shot" quer dizer campanha que durará apenas uma narração, não tendo o jogador e o mestre compromisso nenhum com a campanha após acabar a única narração.

Começo a divagar então sobre as mesas de hoje nos sistemas "on-chat" que digo sem medo de errar: são compostas 70% de narutos e pokemóns. Não vou entrar no critério de sistema, mas o fato é que muita dessas mesas utilizam o sistema "One-shot" pois é por elas que rolam muitas jogadores, pois acompanhei algumas como expectador, e em uma campanha pude constatar que teve 8 jogadores na primeira sessão e na segunda haviam 3 da primeira sessão, os outros todos era novos. Outro fator que notei é que o sistema de ficha é bem simples, nem história do personagem tem. É nome e distribuição de atributos apenas, e mesmo assim ainda ví jogadores pedindo pro mestre fazer a ficha e ele FEZ. Talves por este fator é que hoje em dia os jogadores sejam tão ruins de intrpretação, pois, não sofrem um incentivo para incorporarem seu personagem, desde a criação á interpretação. Bons e velhos tempos em que os manuais diziam "A criação de seu personagem é de total importância durante a campanha, por isso doe-se em criá-lo". Para balancear aqui, também acompanhei um que o sistema de fichas era bem completo, continha todos os fatores de uma boa ficha, mas a resposta que mais vi o mestre receber foi: "Eu não vou levar 2 horas para fazer uma ficha pra jogar 15 minutos". Destas todas depois, falando com os mestres esses me disseram que alguns jogadores nunca mais voltariam, e que outros voltariam com a mesma ficha, pois se ele pedisse para criar uma nova estes nem jogariam. Conclusão: os mestres estão se adaptando a um sistema de interpretação simples e de não obrigação coma mesa para terem jogadores em suas campanhas, o que pode ser a forma de seguirem mestrando campanhas pelos sistemas on-chat.

Em contraponto, estas campanhas estariam matando o bom e velho RPG, pois estariam deixando de existir campanhas medievais, vampiros, e outros tantos gêneros que nós, mais antigos nos criamos vendo existirem. Ainda existem casos de campanhas que dura a anos, ainda existem ótimos jogadores que por mais que o mestra exija uma ficha simples ainda incorporam a criação de seus personagens. Mas como citei acima, existem campanhas que duram anos com os mesmos jogadores. No caso de se estar querendo montar uma equipe on-chat, é extremante difícil de se conseguir montar um grupo que esteja disposto a investir em seu personagem, e de estar em todas as sessões, e de interpretar um bom RPG. Talves por que sabem que serão cobrados por comparecerem ás sessões e de fazer boas interpretações, prefiram um sistema que façam qualquer interpretação, uma ficha simples e jogue até ter vontade, onde pode sair e voltar a qualquer momento.

Aqui pergunto: E Você, O que acha? One-shot é o futuro do RPG ou é um modismo que contribui para o grande índice de jogadores ruins? Conte-nos o que você acha.

2 comentários:

  1. cara, acho q teve um pouco de generalização. Eu jogo rpf há 12 anos, tenho campanhas de 6 anos e volta e meia gosto de uma narração one shot, da para jogar coisas mais divertidas e tal... escrevi sobre num post, http://rpgdm.erickpatrick.com/narracao-one-shot/

    ResponderExcluir
  2. Fernando, Muito bom seu post, e concordo que o RPG One-shot pode ser uma saida muito interessante. O problema que levantei é que hoje em dia muitas campanhas são one-shot, e que os novos jogadores estão diretamente ligados a isso, e a grande maioria não está ligado a campanhas convencionais, somente os one-shots, e isso dificulta muito quem deseja formar um grupo virtual. Acho que os one-shots por serem uma única vez deveriam ser mais sérios (no sentido incentivar os jogadores a se esforçarem, mesmo que seja um jogo cômico ou engraçado, que os jogadores enriqueçam sua interpretação), e não tão simplistas, a ponto de terem personagens sem história(como exemplo).

    Abraço cara, obrigado por participar sempre com a gente.

    ResponderExcluir