"Bem vindos ao nosso humilde covil, forasteiros. Esperamos que se sintam a vontade e participem conosco sempre. Blog destinado á divulgar campanhas de RPG de mesa on-chat, além de notícias e informativos sobre este mundo RPGístico. Saudações e sintam-se em casa!"



quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Campanhas de RPG sérias, mito ou verdade?

Bom, primeiramente boa tarde a todos do blog.Hoje venho com um assunto muito discutido nas salas de aventuras de RPG, que é a aquela dúvida se um jogo dará um passo pra frente, ou dois para trás ou mais especificamente se ele continuará com seriedade e participação de todos os jogadores e mestres ou simplesmente morrerá depois de uma sessão.
Isso já se tornou bastante normal hoje em dia, as pessoas entram em uma sala, fazem suas fichas, jogam, se comprometem e depois nunca mais aparecem.Mas será que é culpa de quem joga? Na maioria das vezes sim, mas em alguns casos também pode ser do mestre.Uma saída para evitar esse tipo de problema é desenvolver alguma artimanha para manter o interesse dos jogadores, mestrar um bom jogo, com um bom enredo, o que consequentemente prenderá a atenção dos players e concerteza os fará querer concluir a aventura.Uma outra boa dica é conhecer bons jogadores, que respeitem o andar da aventura e que saibam jogar e interpretar, fator que diferencia um ótimo jogador de um fanfarrão.
Tendo base nisso, você mestre já tem meio caminho para o sucesso em sua Campanha.

Deixe sua opinião, e quem sabe até suas experiências próprias que comprovem o que eu disse nesse post.

4 comentários:

  1. Olá
    Sou jogador há alguns anos e normalmente as mesas que jogo duraram meses.
    Tem uma que está há 5 meses já e está firme e forte e não está nem perto do final da história.
    Tem uma outra que jogo (com outro grupo) e ja dura 2 meses.
    E outra que eu mestro que está indo para o terceiro mes já.
    Sei de histórias de mesas que duram mais de um ano (um dos jogadores mestra nessa mesa).
    Então vai muito dos jogadores e do mestre também.

    ResponderExcluir
  2. jogo a 12 anos com as mesmas pessoas... nossas campanhas em geral duram meses e uma delas durou 6 anos, com algumas pausa é claro.

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que quem ainda conseguiu manter contato com velhos jogadores ainda consegue ir bem. O problema real de hoje é conseguir montar um grupo. Hoje, infelismente, muita gente joga por moda, ou por não ter algo melhor. isso dificulta muito. ONDE ESTÃO OS BONS JOGADORES E DM???? SAIAM DO LIMBO GALERA!

    ResponderExcluir
  4. Excelente, em geral minhas campanhas duram bastante, até as menores de 4 meses as jogamos para testar novos cenários, sistemas e tal's.

    Se um jogador ou DM procura um bom grupo, não significa necessariamente que o seu é ruim, mas que o estilo ou até maneira de jogar não seja adequado para o grupo ou DM, Então fica a dica, procurar um método adequado para seu grupo séria a melhor maneira de aventuras duradouras.

    vlW (y), Thay.Narrador

    ResponderExcluir