"Bem vindos ao nosso humilde covil, forasteiros. Esperamos que se sintam a vontade e participem conosco sempre. Blog destinado á divulgar campanhas de RPG de mesa on-chat, além de notícias e informativos sobre este mundo RPGístico. Saudações e sintam-se em casa!"



domingo, 9 de maio de 2010

Entrevista com o Vampiro: O Druida das Pradarias

Bom Pessoal, mais uma vez aqui estamos com a entrevista com o vampiro. Desde já quero agradecer a todos que participam conosco e os inúmeros pedidos de "próxima entrevista", além de todo o pessoal que dá dicas de pessoas interessantes para serem entrevistadas. O meu muito obrigado mesmo.

Hoje temos aqui uma pessoa que eu particularmente admiro muito mesmo, pela seriedade e respeito, e principalmente por comungar da opinião própria minha e de todo o pessoal do covil que é a divulgação de material de qualidade sem fins lucrativos... Edson Lemes Júnior, ou o Druida das Pradarias, Um dos criadores da rede RPGBrasil.org e do Cenário ERA!!!


Vampiro: "Druida das pradarias Jr.", bem vindo a entrevista com o vampiro...

Druida: Obrigado Vampiro por essa oportunidade no Covil do Anarquista. Deixe-me me apresentar: Sou Edson Lemes Júnior, porém mais conhecido no mundo virtual do RPG como Druida das Pradarias. Desde longas datas já assino as matérias com este apelido, que se me perguntar, nem sei como surgiu – soube algum tempo depois que existia uma carta de Magic chamada Druida da Pradaria – seria uma homenagem?

Ambos: Risos

Vampiro: Ta ai a imagem pra quem não conhece...


Ambos: Risos

Druida: Voltando, Comecei a jogar RPG em 1993 aproximadamente e rapidamente fiquei encantado com esse meio de arte. Em 1997 apareci pela primeira vez na NET com um material chamado Kobolt Magazine, que fez grande sucesso na época e chegou a ter 9 edições. Depois disso não parei mais. Uma seqüência a Kobolt Magazine, foi Manuscrito do Kobold que chegou a ter uma edição impressa. E hoje estamos ai mais uma vez, agora com a RPGBrasil.Org e o cenário de ERA.



Vampiro: Então, para que as criaturas que frequentam este covil entendam, O que é a RPGBrasil.org?

Druida: Bem a RPGBrasil.Org nasceu a muito tempo atrás, primeiro como O Mundo RPG e com as revistas virtuais "Manuscrito do Kobold" e "Kobolt Magazine". Porém com o passar dos anos e o aumento das atividades pessoais de cada um dos membros, estes trabalhos acabaram por serem abandonados. Mas foi em 2008 que tivemos a idéia de retornar com eles e voltar com nosso trabalho da internet. Porém desta vez, ao invés de focar os RPG's no geral, decidimos lançar nosso trabalho de longa data: o Cenário de ERA. Hoje a RPGBrasil.Org é uma página de RPG com um fórum de discussão aos membros e focamos a criação do cenário de ERA com a participação destes membros. Claro que além disso a RPGBrasil.Org é um meio de informação RPGistica em geral.


Vampiro: Atualmente os membros da RPGBrasil são...?

Druida: Hoje oficialmente são:
*Druida das Pradarias (eu mesmo) – como Coordenador Geral e escritor;
*Fininho – como Designer e diagramador;
*Aeon – como revisor e escritor;
*Cobmem – como Coordenador geral do Fórum.
Além destes temos muitos colaboradores que ajudam com idéias na RPGBrasil.Org. Não vou citar nomes um para não correr o risco de esquecer alguém e tornar-me injusto.

Ambos: Risos

Vampiro: Bom, comecemos então com ERA... Cenário que particularmente sou fã: fale um pouco sobre o cenário de ERA?

Druida: Obrigado Vampiro. Como sempre gosto de dizer, ERA nasceu de uma aventura de "GURPS: Viagem no Tempo" em meados de 1997. Eu mestrava na época e enviei os personagens para um mundo fantástico. Porém para evitar que os jogadores já conhecessem o mundo para o qual eles iam, decidi criar ERA. No começo as cidades já existiam, assim como os reinos, mas tudo era muito básico. Como os jogadores adoraram ERA,acabaram por fazer personagens nativos do local e durante longos anos jogamos nesse cenário evoluindo-o a cada dia. Idéias como Tisitinis (em Magalay) e Nilo (em Belthor) vieram de história de personagens. Porém o mundo só começou a ganhar seus contornos em 2001 quando mudei para BH e como estava longe dos jogos de RPG, acabei me dedicando a escrever mais sobre os reinos, suas histórias... foi então que ERA realmente nasceu e recebeu esse nome. Não tardou muito, evoluí o mapa e outros mestres começaram a usar e sempre me falavam: Porque não divulga este material? Em 2008, 10 anos depois do nascimento de ERA, finalmente ele foi publicado para que todos possam conhecer um pouco mais desse cenário.

Vampiro: Tardou mas valeu a pena...

Ambos: Risos

Vampiro: o livro "Reino de Belthor" foi o primeiro material a ser divulgado "oficialmente" do cenário ERA pela RPGBrasil.org! Qual a sensação de ver o resultado final?

Druida: O Livro de Belthor foi o primeiro LIVRO oficial feito pela RPGBrasil.Org, com um trabalho de diagramação e revisão. Tínhamos várias idéias antes dele: fazer um livro de Alquimia, livro de monstros, etc. Porém chegamos a conclusão que o ideal era amadurecer mesmo ERA em sí. Então criamos o projeto Focus que resultou no trabalho deste livro. Graças a equipe: Druida, Fininho e Aeon que trabalharam arduamente, mas ao mesmo tempo foi muito compensador ver o resultado final. Outros materiais oficiais aprecem nas revistas "Desbravadores de ERA".

Vampiro: Existe alguma idéia da quantidade de acessos e downloads dos materiais?

Druida: Era ainda está engatinhando, porém já temos um número de acessos considerável, cerca de 6 a 7 mil mês. Porém são poucos ainda que dão retorno se usam ou não o cenário em sua campanhas. Porém nossa próxima etapa é tentar medir exatamente isso.

Vampiro: E daonde surgiu a idéia de fazer este projeto em parceria com o público, ou seja, ter o fórum aberto para as pessoas poderem ajudar em geral, como os projetos "adote uma cidade" e etc...?

Druida: A idéia é bem antiga e já haviamos visto a mesma (com sucesso) na Ordem do Dragão Dourado. Desta forma quando tomamos a decisão de colocar o cenário aberto na internet, esta idéia já veio junto, pelo seguinte motivo: Queremos de ERA seja o cenário de RPG mais completo e gratuito já publicado. E para conseguirmos isso, precisamos da ajuda daqueles que gostam de ERA. Afinal unir pessoas de diversos lugares e culturas é que darão a ERA a pitada de realidade e diversidade que desejamos.

Vampiro: Já receberam alguma proposta por publicar ERA por alguma editora? embora, saibamos que esta não é a idéia inicial do projeto?

Druida: Até o momento não...

Ambos: Risos.

Druida: Mas seria muito gratificante para nós ver o trabalho reconhecido a tal ponto.

Vampiro: Bom, falando um pouco mais sobre os outros projetos da RPGBrasil, vocês possuem uma parceria para relançar o Hero Quest! Sistema que o pessoal mais novo que não viajou muito nas raízes infelizmente não deve conhecer. Nos fale um pouco sobre essa parceria Druida:

Druida: Na verdade, a RPGBrasil.Org tinha em meio a seus Downloads um livro de regras avançada de Hero Quest (que eu criei a muito tempo)...

Vampiro: Com certeza você é um druida... pois tudo começou "a muito tempo"...

Ambos: Risos.

Druida: Certo dia, o membro do nosso fórum Kpax viu este material e me procurou apresentando o projeto Hero Quest 2.0 que ele desenvolvia e que consistia na reunião de tudo já lançado para Hero Quest e em criação de novos materiais. Então a RPGBrasil.Org ofereceu para ele um espaço no fórum para o andamento deste projeto e a criação de um site para o mesmo. Hoje o projeto é quase que como um filho mais novo nosso e temos grande carinho por ele e torcemos para que ele cresça a ponto de se tornar um relançamento de Hero Quest.

Vampiro: Rumando mais para o final desta entrevista, quais as metas da RPGBrasil para esta metade final de 2010?

Druida: Nossa... são tantas...

Ambos: Risos

Druida: Acho que chegamos a ser audaciosos e sonhadores ao mesmo tempo. A primeira delas que já está sendo desenvolvida é o lançamento do Livro dos Reinos: Reino dos Magos, novas edições de desbravadores de ERA, parceria para sorteios de materiais mensais. Porém temos projetos mais ousados como o Projeto Universo (que ainda não posso falar muito sobre o mesmo)...

Vampiro: "Som de mistério"...

Ambos: Risos

Druida: E um projeto para a publicação de uma revista impressa, mas gratuita, aos visitantes da RPGBrasil.org, mas como disse são apenas projetos ousados que ainda fervilham em nossas mentes.

Vampiro: Bom Druida, Considerações finais...

Druida: É isso ai Leitores do Covil do Anarquista, estão todos convidados a não apenas visitarem a RPGBrasil.Org e ao cenário de ERA mas também a participar da criação do mesmo e ver seu nome ser colocado em nossos créditos. Aproveitando, gostaria de agradecer ao Vampiro e ao Covil do Anarquista por proporcionar esta área em seu Blog e por convidar a RPGBrasil.Org como foco de sua entrevista. Abraço a todos... e lembrem-se: "O nosso limite está em nossa imaginação."

Vampiro: Nós é quem agradecemos druida... e não é segredo algum que o covil do Anarquista apoia esta idéia e estaremos sempre divulgando este material e convidando as pessoas para conhecerem! Muito obrigado mesmo por fazerem parte da "Entrevista com o Vampiro".

Druida: Bem agora tenho de ir, levar a esposa pra almoçar.. senão ela me enforca aqui...

Ambos: Risos...

Druida: e Claro: Acessem http://www.rpgbrasil.org/

Vampiro: Bom pessoal, espero que tenham gostado de mais esta Entrevista com o Vampiro! Para acessar este belíssimo mundo da RPGBrasil, cliquem: http://www.rpgbrasil.org/. Sigam sempre conosco até nossa próxima atração! Comentem e deixem suas críticas e sugestões!


Links desta entrevista:
RPGBrasil.org:
http://www.rpgbrasil.org/
Site do projeto Hero Quest:
http://www.rpgbrasil.org/HeroQuest/HeroQuest.html

8 comentários:

  1. É isso ai pessoal, parabéns pelo trabalho do Site Covil do Anarquista.... e não deixem de visitar www.rpgbrasil.org

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vez obrigado pela presteza druida!
    :D

    ResponderExcluir
  3. Bela entrevista! Parabéns ao Druida e ao Vampiro pelos respectivos blogs!

    ResponderExcluir
  4. não conhecia esse quadro... muito bom mesmo! Parabéns...
    lol

    ResponderExcluir
  5. Obrigado frodo e anônimo! que sigam sempre conosco...

    ResponderExcluir
  6. Excelente entrevista, continue assim Vampiro.

    Abraços à todos.

    E visite-nos.
    www.rpgbrasil.org

    ResponderExcluir
  7. Esses não perderam tempo para a divulgação! :p

    não esperava ver outra entrevista tão cedo, mas vlw, fico show msm! adorei a materia, o vampiro ja me falou do cenario, gostei dele, aind amais sabendo k a participação dos jogadores contaram para a criação dele.

    ResponderExcluir
  8. Parece ser um material fantastico, ficarei de ver depois!!!

    Covil como sempre um otimo trabalho!! Acompanhando nas sombras!!!

    vlW, Thay.narrador (y)

    ResponderExcluir