"Bem vindos ao nosso humilde covil, forasteiros. Esperamos que se sintam a vontade e participem conosco sempre. Blog destinado á divulgar campanhas de RPG de mesa on-chat, além de notícias e informativos sobre este mundo RPGístico. Saudações e sintam-se em casa!"



terça-feira, 16 de março de 2010

Tavernas do mundo Medieval

Devido a muuitos pedidos (e uma certa pressão hehe) dos administradores, aqui está. Vou publicar uma matéria que escrevi originalmente para o pessoal da equipe RPG Brasil. Esta taverna foi mestrada na época pelo iRPG, e foi um grande sucesso graças a deus. chegamos a ter noites de taverna com 12 jogadores online. Repasso aqui as dicas para as pessoas que gostariam de construir uma taverne medieval de QUALIDADE e não uma SALA PARA SEXO VIRTUAL - o que se tornou fácil de achar...¬¬"-. Bom ai está, espero que gostem!


Em um RPG de Fantasia, principalmente no RPGQuest, sempre chega o momento de se relaxar em uma taverna. Tavernas e mundos de fantasia são uma das combinações mais tradicionais existentes e o tempo que os Personagens passam na Taverna pode oferecer grandes oportunidades para a representação e para o desenvolvimento dos personagens, além de ser uma “mão na roda” para o Mestre introduzir missões, apresentar novos PdJs (Oras, afinal quem nunca entrou em um grupo de aventureiros com a famosa frase “e no canto da Taberna vocês vêem um indivíduo emcapuzado, que olha para vocês misteriosamente…” ) e ter o famoso “quebra pau” com os valentões da região.
Texto de Newton Nitro.

Bom galera, baseado neste excelente texto de Newton Nitro, eu a mais ou menos uns 5 meses inaugurei pelo sistema de RPG on-chat iRPG a taverna "Facada no Escuro". Devido ao meu êxito (falando modéstia a parte, mas na noite de despedida da taverna tivemos 12 jogadores online... -Explicarei mais tarde o feito...-) Resolvi contar para vocês um pouco desta história pois eu julgo muito bacana e digo-vos que nunca esperei me divertir tanto em uma taverna...

Começando do começo...
Era uma vêz... hehehehe
Eu citei o texto do newton acima por que foi o texto que me incentivou a procurar mais sobre tavernas (NOTA: cito este texto pois ficou salvo em meus alfarrábios...), eu queria algo medieval, marcante, diferenciado e QUE FOSSE "JOGÁVEL" E NÃO UM LUGAR PARA JOGAR PAPO FORA E FALAR SOBRE AS NECESSIDADES SEXUAIS REPRIMIDAS...(infelizmente o que encontrei em TODAS, repito: TODAS as tavernas no qual entrei pelo sistema iRPG.
Após muito pesquisar e coletar informações, resolvi criar a minha taverna, e mostrar que taverna não é casa de sexo virtual...¬¬"

O Nome:
Bom, eu pesquisei vários nomes, como de costume, pois não a algo que me chateie mais como mestre do que criar um nome e depois descobrir que este ou algo semelhante ja estava em uso por um alguém...
Refleti muito, até achei uma lista com as mais clássicas tipo "O Pônei Saltitante", "Lampréia Abissal" ou "Orc Caolho"...
Até que me surgiu este nome... de um estalo. "Facada no escuro"... heheheh... ficou instigante... eu particularmente se entrasse em uma taverna com este nome, nunca sentaria de costas para o salão... heheheh...

Armas?
Bom pessoal, como criei um sistema próprio, meu sistema não incluia armas... isso mesmo, não queria grandes danos, além de, claro, aquela instigação... Taverna facada no escuro sem armas???? com certeza isso não é uma boa...
Mas como fazer os jogadores entrarem sem armas?
NOTA: esta taverna foi um complemento para uma campanha minha, e eu fiz de modo que os jogadores usassem a mesma ficha de jogo, por isso o problema das armas.
Bom, lógico, me veio a idéia na hora e, lhes apresento a introdução original da taverna facada no escuro:
"...Parece Um velho casebre por fora....à pouco murmúrio lá dentro mas pelas frestas da parede se vê um grande movimento. Parados na porta estão Dois Minotauros:
-Meus senhores, bem-vindos. Esta taverna foi fundada pelo famoso Orc Olho de vidro. O nome provém por que foi nesta taverna que ele perdeu o olho, levando uma facada no escuro. Reza a lenda que ele e um anão seu amigo, caçavam um paladino renegado. Ao se encontrarem com ele, nesta mesma taverna aqui, Um lacaio do paladino apagou as lamparinas e o Orc teve que saltar para cima do paladino para não perdê-lo. Ele conseguiu o agarrar mas isto lhe custou seu olho, pois o paladino acertou-o com a espada. Depois do fato sucedido, juntou sua recompensa pela captura do renegado e comprou este estabelecimento e a batizou facada no escuro. *sorri*. mas peço-lhes que me entreguem suas armas, pois aqui é um local de paz...*SORRIEM OS 2*...-Sao as regras da casa, ninguém entra armado. Ás devolveremos assim que sairem...Bem vindos ...
Problema 1 resolvido!

Problema 2: "-Facada no escuro? sem armas? eu é que não vou beber..."
Este foi meu segundo problema... Os jogadores negavam-se a beber... E toda a graça das minhas aventuras estava em estarem bêbados...
O que fazer????????
Claaaaaaro...
Um Rank!
-Rank?
-Sim um rank.
Quanto mais proezas realizar bêbado, mais prestígio irá conseguir e assim receberá itens e armas especiais do orc Olho de vidro... Talves até uma espada paladina negra... hehehehe
Os jogadores começaram a beber desenfreadamente... hehehehe
Problema 2 resolvido.

A criação das aventuras na taverna!
Bom, para esta parte, vou apenas apresentar as fichas originais, e fazer as devidas explicações...
Embriaguês:
Conforme bebe, o jogador diminui seus PR (Pontos de Resistência)
-Se você chegar a 2/3 de seu PR, você estará tonto Nível 2. Receberá um Adicional +3 em testes de resistência e -3 em testes de Agilidade e -3 em ataques com PDF.
-Se Você chegar a 1/3 de Seu PR, você estará muito bêbado Nível 3. Receberá um Adicional +3 em testes de resistência e -3 Em testes de Agilidade e -3 em ataques com PDF.
-Quando em Nível 3, você acaba realizando atos inconsciente a cada X de tempo, determinado pelo mestre.


Quadro de Competições:
Claro, jogadores bêbados querem além de tudo, chamar atenção... então foram criadas competições...

->Você pode Subir ao palco e desafiar um inimigo específico, Seja lá por qual for o motivo. Abaixo listadas as competições oficiais da Taverna do Orc Caolho. Para quem vai participar ou simplesmente olhar, sinta-se a vontade para fazer apostas.


TAPA NA CARA:
Vocês jogam tapa na cara. Cada sucesso em um ataque, você rola 1d4 e assim sucessivamente. Perde o primeiro a zerar o PV ou desistir.
O vencedor ganha 30 moedas e {Prestígio:1/5/10}

MARTELO ORC:
Vocês sentam-se em uma mesa e bebem martelinhos de cachaça. Perde o primeiro a desistir ou a zerar PV ou PR.
Cada Participante deve pagar 30 moedas ao taverneiro.
O vencedor recebe 30 moedas e {Prestígio: 5/10/20}

O RIM DE FERRO:
Vocês sentam-se em uma mesa e bebem martelinhos de Grog. Perde o primeiro a desistir ou a zerar PV ou PR.
Cada Participante deve pagar 100 moedas ao taverneiro.
O vencedor recebe 120 moedas e {Prestígio: 8/16/25}

MAÇÃ DO MINOTAURO:
Vocês poderão escolher um item para arremeçar em uma maçã na cabeça de um minotauro. Se bem sucedidos em um teste de PDF difícil, acertarão a maçã e receberão as recompensas. Se falhar, o minotauro arremessa o item de volta, e você deve fazer um teste de defesa ou agilidade.
O teste termina quando o primeiro acertar a maçã sozinho.
O vencedor Recebe 60 moedas e {Prestígio: 7/15/20}

A RESISTÊNCIA DO ANÃO TRRAUBON:
Vocês ficarão parados e as pessoas da taverna serão convidadas a arremessar itens em vocês. Cada esquiva falha, vocês tomarão o dano. Perde o primeiro a desistir ou a zerar PV.
O vencedor recebe 50 moedas e {Prestígio: 8/16/25}

JOGO DE DADOS DO CAPITÃO DAVE JONES:
Ou conhecido por dado pirata. Cada jogador da mesa aposta 2 moedas de ouro. Após cada uma rolará 1d6. Você faz uma aposta de qual o valor total que sairá nos dados de todos os jogadores da mesa. Quem se aproximar mais é o vencedor. O vencedor de cada volta recebe todas as moedas apostadas. Quem vencer 5 voltas primeiro é vencedor.
Se você quiser poderá desistir a qualquer momento, porém, como diria DAVE JONES: Aposta é Aposta.
O vencedor recebe um adicional de 10 moedas e {Prestígio: 1/5/10}

OS CORAIS DE FLASH GORDON:
Existe um coral com alguns buracos negros nele. Dentro de X buracos haverá caranguejos que causa 1d6 de dano a quem por a mão, e dentro de um a um saco de ouro com 1d6 moedas. Tenha sorte e escolha o buraco certo aventureiro.
O vencedor recebe um adicional de 1d6 moedas e {Prestígio:1/3/ 5}

O UM ANEL:
Será passada uma lata cheia de graxa de baleia resfriada até a boca para vocês. No fundo desta lata existem X anéis. Um deles é o anel certo. Se você pegar algum dos errados e colocá-lo no dedo, você será atacado por um fungo de baleia e receberá 1d6 de dano durante 1d4 turnos.
O vencedor recebe um adicional de 1d20 moedas e {Prestígio:1/3 5}

JOGO DE DARDOS CÍCLOPE:
Existe na parede um alvo, que no centro possui um olho de cíclope. Existem 3 linhas de pontuação. Cada jogador arremessa 3 dardos. Dependendo do valor tirado em seu teste de PDF, você acertará um valor. a 3ª linha (10 a 14): você recebe 4 pontos. A 2ª linha (15 a 19): recebe 7 Pontos e o 1ª linha ou o olho do cíclope(20 ou +) recebe 10 pontos. Vence o jogador que obtiver a maior pontuação após os 3 arremessos.
O vencedor recebe um adicional de 15 moedas e {Prestígio:5/15/20}
NOTA: Prestígio seria, a exemplo do acima: 5 se nível de embriaguês 1, 15 para nível 2 e 20 para nível 3.
NOTA 2: Você já deve ter notado que: Jogadores bêbados ficam mais resistentes e menos ágeis...


Finalmente: A pancadaria generalizada...
->Geralmente ocorrem algumas brigas nesta taverna... Esteja você envolvido ou não. Então para qualquer que seja seu fim, você deve se virar com o que tem. Ah, e sinta-se a vontade para você mesmo iniciar uma confusão!

---Arremessos [PDF]
Prato; Dano: 1 {Prestígio: 1/5/10}
Garrafa; Dano: 1d4 {Prestígio:1/5/10}
Cadeira; Dano: 1d6 {Prestígio:1/5/15}
Garfo; Dano: 1d4 {Prestígio:5/10/20}
Barril Vazio; Dano: 1d6 {Prestígio: 10/20/30}
Banco Grande; Dano: 1d6+3 {Prestígio:10/20/30 }
Microfone do Palco; Dano: 1d4+1 {Prestígio: 10/20/30 }
Caneca de Cerveja; Dano: 1d4 {Prestígio:5/10/15}
Pernil de Carne; Dano: 1d4+2 {Prestígio:5/10/20}
Lâmpada de Óleo acesa: Dano: 1d4 {Prestígio: 10/15/30}

---Luta [ATK]
Cabeçada: 1d4 {Prestígio:1/10/20 }
Chute no traseiro: 1d4 {Prestígio: 3/15/20}
Dedo no Olho:1d8 {Prestígio: 10/20/30}
Chave-de-pescoço:1d6 {Prestígio: 7/15/25}
Soco no nariz:1d10 {Prestígio:10/20/40 }
Tapão no rosto:1d4 {Prestígio:10/20/35 }
Puxar cabelo:1d4 {Prestígio:1/3/5 }
Mordida:1d4+1 {Prestígio: 5/10/15}
Cotovelada:1d8 {Prestígio:7/14/20 }
Pisão no Pé: 1d4 {Prestígio 5/10/15}

---Covardia [Res]
Roubar uma caneca de cerveja - Médio (recebe Caneca de Cerveja) {Prestígio:10/20/30 }
Acertar uma cadeirada nas costas - Difícil (Conta +1 derrubado) {Prestígio: 12/24/35}
Procurar por moedas ao chão - Médio (Recebe o valor que achou) {Prestígio:1/2/3}
Roubar sacos de Moeda - Díficil (Recebe o Valor que achou) {Prestígio: 5/15/20}
Roubar uma caneca de Grog - Difícil (Recebe Caneca de Grog) {Prestígio:15/30/45}
Atirar um ser pequeno dentro do Barril de água - Dificil (conta +1 derrubado) {Prestígio: 15/30/45}
Roubar uma Coxa de Frango - Médio (Recebe coxa de frango) {Prestígio:7/15/ 20}
Passar a mão na bunda da garçonete - Difícil (Falha ou sucesso - 1d6 de dano) {Prestígio:5/20/35}
Tapa na orelha pelas costas - Médio (Falha ou sucesso - 1d4 de dano) {Prestígio: 1/3/5}
Puxar a cadeira - Médio - (Falha ou sucesso - 1d4 de dano) {Prestígio: 1/3/5}

---Entretenimento [AGI]
Dançar com uma moça: [Falha: 1d4 dano] {Prestígio: 10/20/30}
Dançar com uma moça a força: [Falha: 1d8 dano] {Prestígio: 20/30/40}
Beijar a moça a força: [Falha: 1d12 dano] {Prestígio:10/30/40 }
Sentar a moça no seu colo a força: [Falha: 1d20 Dano] {Prestígio: 10/35/50}
Dançar no palco: [A cada turno um teste. cada falha objetos são arremessados ou etc.]
{Prestígio: 10/30/50}
Cantar no palco: [A cada turno um teste. cada falha objetos são arremessados ou etc.]
{Prestígio: 10/35/60}
Tocar violão para o Kobold cantar: [A cada turno um teste. cada falha objetos são arremessados ou etc.] {Prestígio: 10/35/60}
Entregar as bebidas para o Orc: [A cada turno um teste. cada falha objetos são quebrados ou etc.] {Prestígio: 10/35/60}

NOTA: este "dano" em entretenimentos, é por que teoricamente, se você falha, a moça te da um murro na cara, ou algo do gênero acontece...

--Ações Inconscientes:(Quando no nível 3 de embriaguês)
1- Se Vomitar
2- Cair
3- Tontear
4- Se Mijar
5- Crise Sentimental
6- Dormir
7- Tropeçar
8- Vomitar Alguém
9- Agarrar
10 -Gritar

E pra terminar... o "menu"...
NOTA: Não vou colocar os valores...

=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.COMIDAS=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.
-Pernil de Javali. Recupera 2PR de Bebedeira e 2HP, +2 no próximo teste de Agi.
-Pernil de Frango. Recupera 2PR de Bebedeira e 1HP, +1 no próximo teste de Agi., -1no próximo teste de RES.
-Sopa com lesmas de madeira podre. Recupera 4PR Bebedeira e 1 HP, -3 no próximo teste de RES.
Caramujos ao Sangue Bardo
-Caramujos com Cerveja. Recupera 5 HP
-Olhos de traidores (Tigela com olhos de várias raças.) Recupera 2PR +1d4.
-Pão. Recupera 4HP.
-Queijo. Recupera 4 PR.
-Sanduiche de carne verde misteriosa. Recupera 3PR e 3HP.
-Almôndegas com cabelo. Recupera 6PR e 6HP.
-Raspas das unhas de Orc ao molho do suco de lesma nórdica com adoçante 2%. +5PR, -5RES +7 no próximo teste de Agi.
(Outra Especiaria da casa).
-Carne seca de Ventrue. +10PR, -8 no próximo teste de Agi.
(Carne seca retirada do peito de um vampiro do clã ventrue que foi crucificado ao sol do deserto e abandonado por 3300 anos ao relento)


=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.BEBIDAS=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.
-Caneco de Cerveja . 2PR, +1 no próximo teste de RES, -1 no próximo teste de Agi.
-Aguardente. 8 -1PR, +2 no próximo teste de RES, - 2no próximo teste de Agi.
(Caneca contendo Aguardente de cana destilada 90%)
-Barril De Água. +3PR, - 1 no próximo teste de Agi.
(O Taverneiro lhe joga dentro de um barril de água com gelo, o frio faz com que você cure um pouco seu porre.)
-Grog. 10PR, -4 no próximo teste de Agi., +6 no próximo teste de RES.
(Grog é um especial da casa. É uma mistura secreta do Orc Caolho, que contém os seguintes ingredientes: querosene, metanol, adoçantes artificiais, ácido sulfúrico, rum, acetona, colorante número 2 de pau-brasil, sujeira, graxa de roda, ácido de bateria e/ou peperoni e cuspe de uma anciã anã das montanhas de Arendeth.
-Suco de cactus do monte de vento. Recupera 10HP.
-Suor das axilas do meio-dragão. Recupera 10PR.
Dose de sangue de alcoólatra. 3PR, +2 Res.
(Muito apreciada por licantropos. Sangue retirado de uma vítima que morreu com alto teor de álcool no sangue.)
-Óleo de Bateria. 3PR, +2 Res.
(Muito Apreciados por Nanomorfos e demais seres metálicos)
-Drink Apolo, o Bardo. 100 -5PR, +5 RES, -5 Agilidade.
(Receita entregue ao Orc Caolho por um Bardo chamado Apolo. Os ingredientes são: Pus do Furúnculo de pé de Ogro com molho doce de lesmas albinas raras, só encontradas em lugares escuros, frios e de preferência com neve. A taça acompanha uma rodela de laranja na beira do copo e um olho de Zumbi de 7º círculo ao fundo.)
-Rum Bum (por Max Malzbier. 5HP, -7 PR, +5 Res.
(Você põe uma colher de pólvora na boca, e após toma uma dose de um Rum especial que entra em combustão com esta. Causa algum dano por queimadura, mas embriaga muito rápido.)



O Fim
Pois bem pessoal, já me excedi demais mesmo... Espero que tenham gostado, e que tenha dado algumas idéias para incrementar seus jogos. Se faltou alguma coisa, comentem ai que eu explico melhor. Sintam-se a vontade para copiar o sistema.
Eu pedi ajuda de jogadores para criar o menu, jogos, etc... "pagava" por isso e alguns drink's são batizados com o nome de seus criadores... este é um ponto bacana para interagir com os jogadores...!
Ah, outro fato interessante, é que se pode jogar com muitos players... é excelente.


Um abração gente.

Vampiro, O Anarquista...

3 comentários:

  1. Excelente matéria, muito boa mesmo.
    Realmente mostrou como uma taverna pode ser um lugar muito divertido e desafiador, muito bom mesmo.

    ResponderExcluir
  2. exelente matéria
    sim, divertido sim, fiquei imprecionado com o nivel de detalhe do menu !!

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado pessoal...
    quem sabe quando sobrar tempo podemos jogá-la pelo RRPG.

    Abração e mais uma vez obrigado...


    [PS: Medo do Estripa Orc...uahsiuahsuiahsuiah]

    ResponderExcluir